Powered By Blogger

quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Os domicílios lunares, em sânscrito Nakshatra, são de premente importância na astrologia védica, porque são o ás de todo o sistema. A Lua ocupa uma casa lunar ao dia. As Nakshatra são mencionadas nos Vedas, as antigas escrituras sagradas hindus, que as nomeiam todas as 27. O texto que a elas se refere é o Kalaprakashika, que é portanto a base de estudo mais difundida sobre as casas lunares.

Na mitologia indiana, as Nakshatra são as 27 filhas de Daksha Prajipat, ajudante de Brahma, encarregado por este de presidir a evolução do Cosmo. As 27 filhas se casaram com a Lua e, assim, se transformaram nos receptáculos das influências astrológicas. Por isso, as Nakshatra são potencialidades femininas que necessitam do impulso fecundador masculino dos planetas para completar suas polaridades.

Na Índia, o calendário lunar é baseado a todo momento sobre as Nakshatra. A casa lunar ascendente no momento do novilúnio decide o governante do mês lunar, de modo que 12 Nakshatra mas não sempre as mesmas, governam os doze meses.

Naksha significa avizinhar-se, e Tra significa proteger ou liberar (!!!). A cada Nakshatra, corresponde uma divindade mitológica cuja tarefa é a de guiar e proteger a evolução do Cosmo. A ocasião dos planetas em certas Nakshatra pode ter um valor totalmente transformado. O Zodíaco compreende 360 graus e doze signos zodiacais, conforme conhecemos, cada um com 30 graus. A cada signo zodiacal correspondem portanto duas Nakshatra e meia. O Zodíaco é portanto subdividido em 27 grupos, correspondentes às Nakshatra.

Na leitura que se segue, é preciso saber que o Zodíaco védico é o sideral, ou seja, de modo diferente da astrologia ocidental, considera a precessão dos equinócios. Os nomes dos signos estão em latim para evitar confusões com o nosso Zodíaco. O grau zero de Áries (sideral) corresponde a cerca de 23 graus do Áries (tropical), e à posição ocupada pelo Sol no dia 14 de Abril, e não 21 de Março.

Partindo do zero grau do Áries sideral, cada Nakshatra ocupa 13 graus e 20 minutos da eclíptica, ou seja, o passo percorrido pela Lua em 24 horas. Cada Nakshatra é então posteriormente subdividida em quatro partes, chamadas pada (pés). As 27 Nakshatra formam também três grupos, ditos paryaya (ciclos), porque aos sete corpos celestes e aos dois nodos lunares é conferida a governança de uma Nakshatra, atribuição que se repete três vezes na mesma sequência (3X9=27).

Nenhum comentário:

Postar um comentário